quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Física




Luz polarizada :
A luz branca da lâmpada não é polarizada.Ao passar pelo primeiro polarizador ela fica polarizada na direção vertical.A direção de polarização do segundo polarizador pode ser modificada quando se gira o anel que contem o filtro.







Experiência:
O primeiro polarizador está fixo,orientado na direção vertical.Gire o segundo polarizador e observe que a luz é bloqueada quando os polarizadores estão em direções perpendiculares entre si.
As marcas nas bordas indicam a direção em cada polarizador.Alguns materiais,com o papel celofone,mudam a direção de polarização da luz.Cruze os polarizadores,bloqueando a passagem da luz,e ensira papel celofone entre eles.
Observe a passagem da luz pelo celofone.Dobre o celofone observe as cores que se formam.Em alguns plásticos,a variação na
direção da polarição depende das tensões internas no material.Insira as peças plásticas entre os polarizadores cruzados e observe as cores e formas nas regiões que sofrem tensões mais intensas.

Conclusão:
Lâmpadas comuns, no entanto, emitem radiação incoerente, ou seja, com várias freqüências diferentes, em diversas direções, desordenadamente, fora de fase e com espaço de tempo diferente, mesmo que muito pouco. Isso acontece principalmente porque a emissão é espontânea, cada elétron de uma lâmpada comum emite a radiação que tem que emitir no momento em que melhor lhe convém, ou o mais rápido possível.


Obs:Senhores professores pedimos desculpas por algumas fontes de letras estarem com cor e tamanho diferente devido os problemas de limitação técnica do programa(blogger).

Nenhum comentário:

Postar um comentário