quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Espanhol

Casa de Cultura Hispânica


A Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará foi fundada mediante convênio celebrado entre a UFC, pelo seu então Reitor e Fundador Professor Antônio Martins Filho e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana.

Começou a funcionar em 12 de outubro de 1961, dirigido pelo professor Adolfo Cuadrado Muñiz, enviado pela Espanha, que continuou nessa função por curto espaço de tempo e teve que afastar-se de Fortaleza para ocupar funções de consultor da UNESCO.

A Casa de Cultura Hispânica foi muito bem recebida no Estado do Ceará e, com base no êxito dessa Casa pioneira, se iniciou a fundação de outras Casas de Cultura: Britânica, Portuguesa, Francesa, Alemã e Italiana às quais se agregaram mais tarde o Curso de Esperanto e a Casa de Cultura Russa, instituições estas que deram e dão notável contribuição ao estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento cultural do Ceará.

Hoje essa Casa tem cerca de mil alunos e conta com uma equipe de seis professores efetivos, três substitutos, estagiários da disciplina de prática de ensino, um bolsista de assistência e um servidor técnico – administrativo. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em Castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.

Através desses anos, a Casa de Cultura Hispânica tem capacitado à grande maioria de professores que ensina a língua em Fortaleza, onde a demanda está aumentando dia-a-dia. Em 1991 conseguiu a reabertura da Licenciatura em Espanhol na Faculdade de Letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos. Aqui se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, através da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca. Esta Casa também estabeleceu uma valiosa relação com a Assessoria Linguística da Embaixada da Espanha que tem proporcionado curso de aperfeiçoamento e capacitação de professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade de Salamanca com um número constante de candidatos.


Conclusão:

O professor Antônio Martins Filho,o primeiro reitor e fundador da UFC,teve essa ideia de fundar a UFC para abrir o ceará para as portas do mundo e abrir mais variedades para que esse projeto pudesse se expandir,fundando a Casa De Cultura Hispânica junto com o instituto de cultura Hispânica de Madrid.
Através dessa casas de cultura ouve êxito para fundar outras casas de cultura:
Britânica,Portuguesa,Francesa,Alemã e Italiana essas instituições dão notável desenvolvimento de línguas estrangeiras e a essa casas de cultura.O estudo da lingua espanhola é ministrado em seis semestres e com aprofundamento da literatura.A casa Hispânica estabeleceu mais expansão com assessoria línguistica e permite há quinze anos oferecem a oportunidade de pessoas poderem engressar,inclusive pessoas de outros lugares para expandir o conhecimento da língua estrangeira.


Obs:Senhores professores pedimos desculpas por algumas fontes de letras estarem com cor e tamanho diferente devido os problemas de limitação técnica do programa(blogger).

Nenhum comentário:

Postar um comentário